tenis-kids-and-teens

Sendo uma referência a nível nacional pelos 81 títulos (23 por equipas e 53 individuais) já alcançados, a Escola de Ténis do Ginásio Alto do Duque dedica-se essencialmente à formação de jovens tenistas e ao treino específico de todos os jovens talentos que chegam a entrar no nosso núcleo de competição.

Ignorando o método mais tradicional focado no ensino exaustivo da teoria e da técnica (método analítico), a nossa escola de ténis centra-se essencialmente na aprendizagem práctica do aluno, assegurando sempre que a experiência dentro do court seja positiva e divertida e que haja uma maior interactividade entre o jogador, a raquete e a bola (método global). Orgulhamo-nos por poder afirmar que utilizamos a metodologia aplicada nas academias de ténis das grandes potenciais do ténis – Estados Unidos, Suiça, França, Bélgica, Holanda e Inglaterra.

Este método é a favor da formação de vários alunos por aula (até aos 10 anos até 12 alunos) e da utilização de material adequado ao nível e idade dos praticantes. Como tal, temos o cuidado de adaptar as características dos campos, das bolas e das redes à idade e nível dos nossos jogadores. Toda a adaptação é feita progressivamente desde o mini-ténis até aos níveis mais avançados.

É fundamental para a formação dos nossos jogadores que a sua inclusão em determinado nível seja feita de forma cuidada e mediante um teste de diagnóstico prévio, onde serão ponderados vários factores tais como a idade, estrutura física e nível do atleta. A nossa escola está dividida em sete níveis técnicos:

Baby Ténis | Mini-Ténis/Iniciação Nível 1 | Iniciação Nível 2 | Iniciação Nível 3 | Aperfeiçoamento | Pré-competição | Competição

Mais informações

Equipa Técnica

Diretor – Gonçalo Figueiredo

img_8934

Formado na Escola de Ténis do Alto do Duque, o Gonçalo conta com um currículo brilhante e com uma vasta experiência como jogador e treinador de ténis. Foi hexacampeão nacional, foi nº1 nacional em todos os escalões entre os sub-12 e os sub-18 e foi membro da Seleção Nacional de Ténis durante todos os anos em que esteve em Portugal, ou seja, até aos 18 anos.

Antigo jogador da equipa de ténis da Texas A&M University Corpus Christi (EUA), chegou ao importante cargo de Treinador Associado das Equipas de Ténis Masculina e Feminina da mesma faculdade, onde foi galardoado como o jogador que arrecadou o maior número de vitórias de todos os tempos na representação da equipa de ténis da faculdade. Para além deste reconhecimento, o Gonçalo ganhou inúmeros prémios ao longo do seu percurso.

Teve vitórias impressionantes ao longo da sua carreira, tal como a vitória sobre Benjamim Becker em 2005, jogador que chegou a ser 38 do ranking ATP e que bateu André Agassi no Open USA em 2006. Durante a sua juventude, treinou lado a lado e jogou em torneios contra Roger Federer, Andy Roddick, entre outros, nomeadamente em torneios juniores tão importantes como o Wimbledon, Roland Garros e Australian Open.

Tem referências de topo no seu currículo profissional, tal como a de Steve Denton (antigo número 12 do ranking ATP), Tim Siegers (antigo treinador de Todd Martin), entre outros.

O Gonçalo é caracterizado por muitos como uma excelente pessoa, treinador e gestor, diferenciando-se pelo seu caráter, dedicação e entusiasmo. É um competidor nato e por isso está sempre pronto a trabalhar de forma a derrubar obstáculos, desafiar novas oportunidades e alcançar os melhores resultados!

Como se isto ainda fosse pouco, o Gonçalo tem ainda duas licenciaturas – uma em Gestão de Empresas e outra em Gestão de Desporto.

Diogo Araújo

prof_tenis_diogo-araujo

Licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE, o Diogo iniciou a sua actividade como treinador de ténis em 2000. Em 2002, completou o Curso de Ténis Nível 1 pelo Registo Profissional de Ténis de Espanha em Madrid e foi convidado a integrar a equipa técnica do Ginásio Alto do Duque. Em 2005 recebeu o Certificado de Treinador de Ténis Nível 1 pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e em 2012 realizou a acção de formação Play and Stay da FPT. Para além das suas habilitações, destacamos a sua experiência em treinos de iniciação, aperfeiçoamento e competição, cobrindo os diferentes níveis técnicos e as diferentes faixas etárias dos alunos da nossa escola.

Rui Costa

prof_tenis_rui-costa

Licenciado em Educação Física e Desporto (especialização em Ténis) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), o Rui iniciou a sua actividade como treinador de ténis em 1997.  Tem vindo desde então a alimentar a sua experiência na área em escolas primárias e secundárias e em diferentes escolas de ténis do país. Em 2007 foi convidado a integrar a equipa técnica do Ginásio Alto do Duque, onde destacamos a sua experiência em treinos de iniciação, aperfeiçoamento e competição cobrindo os diferentes níveis técnicos e as diferentes faixas etárias dos alunos da nossa escola. Em 2010 foi eleito professor responsável do Núcleo de Desporto Escolar de Ténis da Escola EB 2/3 Almeida Garrett. Actualmente é também o treinador principal da equipa sénior de inter-clubes do Ginásio Alto do Duque.